Como os demais microorganismos, as bactérias estão em todos os lugares do planeta: inclusive no ar. Um dos mais antigos organismos encontrados na natureza, elas são responsáveis por diferentes tipos de doenças. O esterilizador de ar SuperAr é um potente eliminador de bactérias. De acordo com boletim de análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o equipamento diminui em 100% o número de bactérias em suspensão no ar.

O SuperAr, como esterilizador de ar e eliminador dor de bactérias, é especialmente indicado para locais nos quais os microorganismos se multiplicam com mais rapidez, como ambientes úmidos, de pouca ventilação, mal iluminados, aqueles nos quais é grande a circulação de pessoas. Deve ser usado, inclusive, onde há aparelho de ar condicionado, uma vez que esse equipamento não favorece a renovação do ar e, portanto, cria condições para a proliferação de microorganismos.

O funcionamento do esterilizador de ar SuperAr, na sua condição de potente eliminador de bactérias, é simples. Ele opera com o exclusivo sistema de aquecimento em alta temperatura e tempo curto, o HTST, sigla correspondente em inglês. Consiste em receber o ar em temperatura ambiente, tratá-lo na câmara de esterilização à temperatura de 380ºC e devolver o ar, já esterilizado, em uma temperatura próxima à do ambiente.

Todos os microorganismos presentes no ar são, parcial ou totalmente, oxidados pelo esterilizador de ar e eliminador de bactérias SuperAr. A desnaturação protéica interna dos microorganismos, que ocorre na alta temperatura da câmara de esterilização, resulta na morte desses agentes. Seu sistema operacional é capaz de extinguir inclusive os mais resistentes ao calor, os termorresistentes.

Agindo sobre todo o ar do ambiente, o esterilizador de ar e eliminador de bactérias SuperAr começa a atuar cerca de meia hora após ser ligado. Apenas duas horas são suficientes para que todo o ar de um espaço de 12 m² por 2,6 m de altura esteja esterilizado.

Indicado para bibliotecas, museus, arquivos, hospitais, laboratórios, lojas, escritórios, residências, entre outros, como potente eliminador de bactérias, fungos, ácaros e substâncias alergênicas, o SuperAr é garantia de eficiência, rapidez e economia. Trata-se de um equipamento silencioso, que não causa qualquer incômodo aos usuários; pequeno, simples de operar e econômico -seu gasto máximo de energia é de 266 watts, equivalente ao consumo de 4 lâmpadas de 60 watts ou de um microcomputador. Não utiliza filtros, não requer manutenção e pode ser usado em tomadas de 120 ou 220 volts.

A segurança é outra vantagem do SuperAr, esterilizador de ar e eliminador de bactérias. Ele contém um mecanismo auto-regulador, que desliga automaticamente o sistema de aquecimento se a entrada ou saída do ar forem obstruídas.

Desenvolvido pela USP, o esterilizador de ar e eliminador de bactérias SuperAr é qualificado pelo selo de qualidade ISO 9001. Já está em uso no arquivo de fotos do MASP, na biblioteca infantil do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, no Laboratório Aché, em Guarulhos, e, entre vários outros, no arquivo da Basf, em São Bernardo do Campo, protegendo acervos, patrimônios e pessoas.