Na natureza há diferentes tipos de fungos e alguns são bastante prejudiciais à vida humana. Entre as diferenças está o tamanho: alguns são organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, outros são formas microscópicas, como o bolor.

O esterilizador de ar SuperAR é indicado como um eficiente eliminador de fungos em ambientes corporativos nos quais há grande circulação de pessoas, como bibliotecas, escolas, hospitais, lojas, escritórios, e também em residências, especialmente nas quais há moradores com problemas de alergia.

Diversos tipos de fungos agem em seres humanos, causando várias doenças. Assim, é imprescindível que todos os cuidados sejam adotados para garantir um ambiente saudável, como é função do eliminador de fungos SuperAr.

O SuperAr é adequado para ambientes fechados, úmidos e mal iluminados, ou seja, aqueles perfeitos para a proliferação de microorganismos, como bactérias, fungos, vírus, ácaros e substâncias alergênicas em suspensão no ar.

O esterilizador de ar SuperAr, potente eliminador de fungos, entre outros, foi desenvolvido de maneira a acabar com todos os microorganismos, mesmos os termorresistentes (resistentes ao calor), graças ao seu exclusivo sistema de aquecimento em alta temperatura e tempo curto, o HTST, sigla correspondente em inglês.

Como eliminador de fungos eficaz, o esterilizador SuperAr opera a partir de um princípio básico simples. Esse eliminador de fungos recebe o ar em temperatura ambiente, trata-o na câmara de esterilização à temperatura de 380ºC e devolve o ar já esterilizado em uma temperatura próxima à do ambiente.

Solução que combina rapidez, eficiência, economia e segurança, o eliminador de fungos SuperAr é um esterilizador que atua sobre todo o ar do ambiente. Após cerca de meia hora ligado, o SuperAr começa a agir. Duas horas apenas são suficientes para que todo o ar de um espaço de 12 m² por 2,6 m de altura esteja esterilizado.

Total ou parcialmente, todos os microorganismos presentes no ar são oxidados pelo esterilizador de ar e eliminador de fungos SuperAr. A desnaturação protéica interna dos microorganismos, que ocorre na alta temperatura da câmara de esterilização, leva os agentes à morte.

São muitas as características positivas do esterilizador e eliminador de fungos SuperAr. Trata-se de um equipamento silencioso, que não causa qualquer incômodo aos usuários; pequeno, simples de operar e econômico – não usa filtro, dispensa manutenção e seu gasto máximo de energia é de 266 watts, equivalente ao consumo de 4 lâmpadas de 60 watts ou de um microcomputador. Versátil, pode ser usado em tomadas de 120 ou 220 volts.

A segurança é outra vantagem do esterilizador de ar e eliminador de fungos SuperAr. Ele contém um mecanismo auto-regulador, que desliga automaticamente o sistema de aquecimento se a entrada ou saída do ar forem obstruídas.

O esterilizador de ar e eliminador de fungos SuperAr está em uso, entre outros, no arquivo de fotos do MASP, na biblioteca infantil do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, no Laboratório Aché, em Guarulhos, e no arquivo da Basf, em São Bernardo do Campo, protegendo pessoas e acervos.

Desenvolvido pela USP, o esterilizador de ar e eliminador de fungos SuperAr é qualificado pelo selo de qualidade ISO 9001 e conta com boletim de análise do Instituto Adolfo Lutz, atestando que o equipamento diminui em 100% o número de bactérias.