Ambientes fechados, úmidos, mal iluminados e com ar condicionado são perfeitos para a proliferação de microorganismos, bactérias, fungos, vírus, ácaros e substâncias alergênicas em suspensão no ar. Para evitar que eles se espalhem, causem doenças, mal estar e até destruição de arquivos e coleções, o esterilizador de ar SuperAr é uma solução que combina rapidez, eficiência, economia e segurança.

O esterilizador de ar SuperAr opera a partir do exclusivo sistema de esterilização em alta temperatura e tempo curto (HTST, conforme nome correspondente em inglês). Seu princípio básico é simples, pois o esterilizador de ar SuperAr recebe o ar em temperatura ambiente, para, em seguida, ser tratado na câmara de esterilização à temperatura de 380ºC. O esterilizador de ar devolve o ar já esterilizado em uma temperatura próxima à do ambiente.

Todos os microorganismos presentes no ar são oxidados pelo esterilizador de ar, total ou parcialmente. A desnaturação protéica interna dos microorganismos, que ocorre na alta temperatura da câmara de esterilização, leva-os à morte. O sistema HTST do esterilizador de ar SuperAr age de maneira a acabar com todos os microorganismos, mesmos os termorresistentes (resistentes ao calor).

Mesmo em ambientes arejados, amplos e ventilados, o esterilizador de ar se faz necessário. O uso de carpetes e o acúmulo de poeira podem provocar ou piorar doenças respiratórias e alergias. Os aparelhos de ar condicionado favorecem a proliferação de microorganismos devido à escassa renovação de ar. O esterilizador de ar SuperAr destrói essas substâncias e microorganismos, melhorando o ar nos locais em que é usado.

São várias as vantagens do esterilizador de ar SuperAr. O equipamento, de operação simples, se ajusta a qualquer ambiente. É silencioso, pequeno e econômico, pois não utiliza filtros e não requer manutenção. Seu gasto máximo de energia é de 266 watts, correspondente ao consumo de 4 lâmpadas de 60 watts ou de um microcomputador.

Esterilizadores de ar são recomendados para bibliotecas, arquivos, hospitais, consultórios, locais de grande circulação como lojas e empresas, bem como para aqueles ambientes e residências com presença de pessoas com problemas alérgicos. O esterilizado de ar SuperAr é usado no arquivo de fotos do MASP, na biblioteca infantil do Colégio Dante Alighieri e no Museu de Zoologia da USP, em São Paulo, protegendo patrimônios e pessoas.

Além de versátil, pois pode ser usado em tomadas de 120 ou 220 volts, o esterilizador de ar SuperAr é silencioso, não causando qualquer incômodo aos usuários do ambiente.

Outra característica positiva do esterilizador de ar SuperAr está na segurança, uma vez que contém um mecanismo auto-regulador, que desliga automaticamente o sistema de aquecimento se a entrada ou saída do ar forem obstruídas.

Desenvolvido pela USP, o esterilizador de ar SuperAr é qualificado pelo selo de qualidade ISO 9001 e conta com boletim de análise do Instituto Adolfo Lutz, atestando que o equipamento diminui em 100% o número de bactérias.