Exclusivo processo de esterilização de ar (HTST)

SuperAr é muito mais que um simples filtro. Pelo processo de esterilização em alta temperatura e tempo curto (HTST), um potente sistema de aspiração esteriliza* o ar em câmara superaquecida.

* Laudo do Instituto Adolfo Lutz nº 1290/2000



Manual de Instruções

Clique aqui para fazer o download do manual de instruções do SuperAr. (manualsuperar.doc - 54 Kb)

Especificações Técnicas

O equipamento que constitui o SuperAr tem por função reduzir partículas orgânicas e microorganismos em suspensão no ar, para amplo uso, utilizando a técnica de aproveitamento de calor por meio de um trocador regenerativo.

O princípio básico de funcionamento do SuperAr consiste em elevar a temperatura do ar proveniente do ambiente a ser tratado a 380ºC, em um espaço curtíssimo de tempo, para em seguida ser resfriado na mesma ordem de grandeza de tempo, até atingir a temperatura próxima à temperatura ambiente. Este processo é denominado "esterilização em alta temperatura e tempo curto" (a sigla é HTST, correspondente ao nome em inglês).


O ar entra no sistema de esterilização potencialmente carregado de microorganismos do tipo bactérias em estado vegetativo ou esporos, bem como fungos, vírus e outros de dimensões menores que 20 micrômetros, os quais são oxidados total ou parcialmente e sofrem desnaturação protéica em seu interior, levando à morte dos microorganismos.

O SuperAr foi concebido para eliminar todos os microorganismos mais termorresistentes (ou seja, mais resistentes ao calor). Portanto, se elimina os microorganismos mais termorresistentes, significa que elimina todos os outros microorganismos - bactérias, fungos, ácaros e substâncias alergênicas em suspensão no ar.

Para aumentar ao máximo a eficiência do equipamento do ponto de vista do consumo de energia elétrica, o ar de entrada para a câmara de esterilização é preaquecido com o calor do ar de saída, constituindo, assim, um sistema de alto índice de aproveitamento de energia, funcionando com um sistema térmico fechado e um sistema aberto de passagem do ar.

Vantagens:

  • - SuperAr elimina bactérias, fungos, bolores, ácaros e subtâncias alergênicas em suspensão no ar;
  • - é silencioso;
  • - dispensa manutenção;
  • - é seguro. Um mecanismo auto-regulador desliga automaticamente o aparelho se a entrada ou saída do ar forem obstruídas, evitando riscos para o usuário e para o aparelho;
  • - não utiliza filtro;
  • - é econômico. Seu sistema de aproveitamento de energia gera um custo semelhante ao de um microcomputador, ou 4 lâmpadas de 60 watts (266 watts);
  • - vazão de 22,3 m³/h: em 2 horas esteriliza todo o ar de um ambiente de 12 m² por 2,6 m de altura.

Características: